Singularidade da levedura de etanol brasileira adiciona valor à nutrição, saúde e bem-estar animal

Blog

Imagem de levedura de etanol em pó, a coloração da levedura é bege e ilustra o post sobre a singularidade da levedura e bem-estar animal

A utilização de leveduras ou aditivos a base de leveduras na dieta animal é uma realidade, e há uma grande tendência de aumento nos próximos anos. Isso se dá pelas características das leveduras e seus componentes que resultam em benefícios nutricionais e funcionais.

“Na produção animal e na indústria PET o uso da levedura como ingrediente ou de aditivos à base de leveduras, agregam valor a saúde, bem-estar e desempenho. Além disso, uma das características da levedura oriunda da produção de etanol do Brasil é ser parte de um processo 100% sustentável, renovável e com produção de carbono zero, sendo muitas vezes negativa. Estas características nos permitem atender as demandas do mercado que busca alternativas sustentáveis para a nutrição e saúde animal”, comenta a zootecnista Drª. Melina Bonato, Gerente Global Técnica e de P&D da ICC.

Além disso, os benefícios do uso das leveduras e seus componentes são parte integrante de programas de redução ou não uso de promotores de crescimento e similares na produção animal.

“Nesse sentido, a ICC – um dos maiores players globais de soluções naturais e sustentáveis à base de leveduras Saccharomyces cerevisiae, oriundas do processo de produção de etanol – tem investido em biotecnologias e inovação há mais de três décadas. A experiência associada ao investimento em pesquisas ao longo destes anos, trouxe a ICC ao seu patamar atual, empresa pioneira e protagonista em soluções que oferecem nutrição, imunonutrição e bem-estar animal, salienta Melina.

“A singularidade da levedura oriundas do processo de produção do etanol no Brasil, tem papel determinante nos benefícios funcionais no trato gastrointestinal do animal. Os imunonutrientes componentes da levedura, como β-glucanas, mananoligossacarídeos (MOS), nucleotídeos e aminoácidos, suportam o sistema imune diretamente, além de ter impactos positivos sobre a microbiota benéfica, integridade intestinal, controle de processos inflamatórios e crescimento animal”, salienta Melina.

Aditivos à base de leveduras ganham cada vez mais espaço. Produtores de aves, suínos e bovinos já comprovam os resultados positivos. Com isso, eles produzem mais e melhor e estão alinhados às exigências do conceito de ESG (sigla em inglês que remete aos compromissos ambientais, sociais e de governança). “A ICC está presente na região para fomentar essas soluções inovadoras e firmar parcerias com os produtores”, ressalta Melina Bonato, gerente global técnica e de pesquisa e desenvolvimento da empresa.

Compartilhe:

Publicado em 03 setembro de 2024